Pages

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Livros são "esquecidos" na cidade de São Paulo

Não estranhe se, a partir do dia 23 de abril, você encontrar um livro em um banco do metrô, de um ônibus, em uma estação rodoviária ou até aeroporto. Pode pegá-lo e levar, pois ele foi "esquecido" de propósito para incentivar a leitura. Mas não se esqueça de depois da leitura deixá-lo novamente em qualquer local para que outras pessoas também o leiam. O projeto Viajando na Leitura, desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com voluntários que deixarão os livros "esquecidos" por aí, espalhados pela cidade de São Paulo, se inicia em 23 de abril, dia em que é comemorado o Dia Mundial do Livro.

Serão utilizados no projeto 300 exemplares dos livros "Nos bastidores do cotidiano" e "Espiando o mundo pela fechadura". Na capa de cada livro contém um adesivo com a frase LEIA-ME E ME ESQUEÇA POR AÍ e na primeira página a informação ao leitor para que, após a leitura, "esqueça" o livro em outro local, para dar continuidade ao projeto. Para Laé de Souza, que é o coordenador do Grupo Projetos de Leitura, o estilo da obra utilizada contribui para o sucesso, uma vez que esses leitores "casuais" não são obrigados a ler o livro completo, pois as obras disponibilizadas apresentam crônicas com histórias curtas que podem ser lidas individualmente e de forma rápida. "Acredito que a única forma de incentivar o hábito da leitura é permitir que o leitor tenha um contato mais íntimo com o livro. É importante ler não só livros de conteúdo rebuscado, mas, histórias que aproximem o leitor da sua realidade", esclarece.

O escritor ainda resume a importância do projeto: "afinal a proximidade com o livro, permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação e criatividade, criar muitos universos e desfrutar de muitas histórias interessantes. Encontrar um livro por aí, pode criar curiosidade e despertar o interesse pela leitura. Por que não?"

Grupo Projetos de Leitura 
O Grupo Projetos de Leitura, que iniciou seu trabalho em 1998, reúne vários projetos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, o Grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor 
O escritor Laé de Souza é cronista, dramaturgo, Produtor Cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos e coordenador do Grupo Projetos de Leitura há dezessete anos. 

Mais informações:
www.projetosdeleitura.com.br
Telefones.: (11) 2743-9491 / 2743-8400

0 comentários:

Postar um comentário